Confesso que este artigo também serve para me lembrar dos erros que cometi e não errar mais no que se refere à produtividade. Sabemos que ser produtivo em Home Office nos dias de hoje é complicado, porque existem inúmeros elementos para desviarem o nossa atenção e foco, um bom exemplo disso são as redes sociais. Mas se você já produz conteúdo online ou está pensando em produzir, acredito que estas dicas sobre como aumentar sua produtividade no blog serão muito úteis, então leia este post até o final e deixe seu comentário para eu saber se te ajudou.
Determine uma rotina
Muitas pessoas acabam ampliando sua jornada de trabalho no blog e confesso que por muito tempo cometi este erro também. Apesar de até parecer algo positivo, passar várias horas trabalhando no blog não necessariamente significa ser produtivo. Não é um pecado passar até os finais de semana trabalhando no blog, mas pode acabar sendo bastante cansativo e te estressar mentalmente.Pode parecer chato e monótono fazer as mesmas coisas todos os dias, mas a rotina te ajudará a ter disciplina e organização. É essencial marcar os dias e os horários para criar posts, fazer divulgação e editar vídeos, mas é mais essencial ainda ser fiel à sua rotina, como você seria se fosse trabalhar fora de casa, em outra empresa. Dessa forma o seu blog cresce gradativamente e você não se estressa.
Fuja do estresse
Complementando a dica anterior, quando você passa tanto tempo trabalhando no blog, sem ter uma rotina definida, a estafa mental pode te fazer desanimar e até mesmo abandonar o seu blog. Percebe o efeito rebote que uma longa jornada de trabalho pode te causar?Então, reserve momentos de descanso entre períodos longos de trabalho. Faça um lanchinho, estique as pernas, assista algum vídeo engraçado... recompense-se!
Planeje hoje o que você precisa fazer amanhã
Nesta hora você precisa saber o que funciona melhor para você. Para algumas pessoas, a tática que funciona é programar uma agenda digital no celular, com outras pessoas um papel e uma caneta tem um efeito muito melhor. A dica é anotar no dia anterior tudo o que for preciso fazer no dia seguinte, estabelecendo metas. Planejar o que precisa ser feito é essencial para que o seus dias sejam mais produtivos e você consiga fazer o que precisa ser feito. Sem metas diárias, ficamos sem rumo e estressados, acumulando preocupações desnecessárias.Leia também: 13 Dicas para blogueiros iniciantes
Terceirize tarefas
Terceirizando as tarefas você terá mais tempo para focar em alguma parte do blog que necessita de cuidados. Se você tiver colaboradores para te ajudar no gerenciamento das redes sociais, na divulgação, na edição de vídeos ou em qualquer tarefa que compromete a maior parte do seu tempo, as coisas fluirão bem melhor. Porém, se você não tem uma equipe de colaboradores e administra tudo sozinho, uma boa dica é comprar alguns textos de terceiros, fornecidos em sites de redatores freelancers, pois além de ser um serviço barato, vai te ajudar a economizar MUITO tempo.Outra dica para quem não tem uma equipe de colaboradores é negociar outras tarefas do seu dia a dia com outras pessoas, como mãe, pai, irmãos, amigos, colegas de escola ou faculdade etc, para combinarem as tarefas que serão divididas nos melhores horários para você. Desta forma você garante que todas as suas atividades estejam agendadas e programadas, sem surpresas e evitando estresse.
Não acumule muitas tarefas em um só dia
Na hora de organizar as tarefas e metas, um risco possível de acontecer é você calcular mal o tempo necessário para a execução das tarefas e acumular muitos afazeres para um dia só. Já falamos da rotina neste post, mas vale reforçar a atenção aqui porque o erro de muitos blogueiros é listar várias tarefas para um mesmo dia e acabar não focando em nenhuma ou não conseguir terminar as principais. Seu tempo será mais produtivo se você determinar um dia para cada tarefa, por exemplo: Escolha um dia específico só para criar posts, agendar publicações nas redes sociais, outro dia para editar as imagens e assim por diante. Aproveite e clique aqui para baixar grátis uma agenda de divulgação e aprender mais sobre estratégias para o seu blog.Fuja da Procrastinação
A procrastinação é o maior erro que quem trabalha Home Office pode cometer. E isto geralmente acontece por conta dos outros erros já mencionados aqui, como falta de organização, planejamento, terceirização de tarefas etc. Adiar tarefas é um hábitos que impede muitos blogs de terem sucesso. Podemos dizer que o segredo dos blogueiros de sucesso é a disciplina e o compromisso com o leitor. Não é nada produtivo assistir os stories no Instagram, ficar de papo furado no Whatsapp, verificar a caixa de e-mail de minuto em minuto, no momento que deveria ser reservado para trabalhar no blog. Então tenha muito cuidado com isso!Leia também: 10 Lições que aprendi com O Poder do Hábito
Dê uma recompensa a si mesmo quando cumprir uma tarefa
Lembra que no tópico "Fuja do estresse" eu falei sobre se recompensar? Agora vou explicar um pouco mais sobre a importância disso.Não precisa ser algo extraordinário, mas se você se der uma recompensa todas as vezes que atingir suas metas, será mais fácil para obter disciplina. Se você se presentear com um passeio, ou com uma sobremesa ou qualquer outra coisa que te deixe feliz, seu trabalho será muito mais gostoso e produtivo, além de favorecer muito o rendimento do seu blog. Mas lembre-se que as recompensas precisam estar interligadas com o cumprimento de metas! Não é para se presentear se não conseguir cumprir com as metas estabelecidas. Dito isso, é bom reforçar mais uma vez que seu planejamento precisa ser realista, já que não vai adiantar de nada definir milhões de metas para um só dia.
Uma mente descansada é uma mente mais produtiva
Já aconteceu de você saber o que tem que fazer, mas parece que algo te prende, e não te deixa seguir em frente com suas tarefas? Comigo isso aconteceu inúmeras vezes.Este tipo de coisa acontece porque a sua mente está cansada e é um forte indicativo de que você precisa ter um tempo para desestressar e até mesmo ajustar as ideias. Ninguém consegue criar nada com o cérebro à mil por hora, então não se culpe se você não conseguir ser tão produtivo nesses momentos, mas também não se conforme. Descanse, reveja seus planejamentos diários, ajuste suas metas conforme for vendo necessidade e volte ao trabalho quando estiver com a mente mais descansada.
Uma ótima dica para produzir mais energia é estimular seu cérebro e praticar exercícios físicos. Ao estimular o cérebro com jogos, cálculos matemáticos e até com esportes, por exemplo, você verá que a criatividade irá fluir mais facilmente. E quanto a prática de exercícios físicos, será essencial não só para manter seu cérebro acordado, mas também para ajudar sua saúde no geral.
Estas dicas foram baseadas em lições que aprendi na marra, através de erros e acertos. Espero ter te ajudado a aumentar sua produtividade!
Nenhum comentário
Postar um comentário